Ferramenta
permitirá que cidadão acompanhe informações sobre datas, locais e até cachês
pagos aos artistas
O
Portal da Transparência do Distrito Federal lançou, hoje, uma ferramenta que
permitirá ao cidadão ter acesso aos dados detalhados e mensalmente atualizados
sobre datas e locais dos eventos culturais promovidos pelo governo local.
“A transparência é o melhor remédio contra a má aplicação do dinheiro público. Com a publicação dessas informações, esperamos inibir a ocorrência de problemas nessa área. Trata-se de mais um importante passo dado por este governo no aumento da transparência", afirmou a secretária de Transparência, Vânia Vieira.
A consulta ficará disponível no Portal da Transparência e terá dados sobre bandas, grupos e artistas contratados, empresas e agenciadores intermediários da contratação, órgãos públicos contratantes e valores de cachês pagos.
O objetivo é ampliar a transparência e possibilitar o controle social dos recursos destinados às ações culturais.
A ação complementa as medidas também tomadas hoje pela Secretaria de Cultura que instituiu, por meio de portaria publicada no Diário Oficial do DF, o Sistema Geral de Cadastro – SISCULT para cadastrar artistas interessados em prestar serviços ao GDF.
A ideia é democratizar a contratação de artistas, aumentar as oportunidades aos mais diversos grupos artísticos da região e Entorno, além de modernizar, simplificar e padronizar os procedimentos de contratação para dar maior agilidade e, principalmente, transparência ao processo.
A Secretaria de Cultura também publicou portaria que suspende por 30 dias as contratações de artistas por inexigibilidade de licitação para que possam adequar os procedimentos às novas regras estabelecidas.
0 Comentários